PT
BR
Pesquisar
Definições



roquezinhos

A forma roquezinhosé [derivação masculino plural de roqueroque].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
roque1roque1
( ro·que

ro·que

)
Imagem

Pouco usadoPouco usado

JogosJogos

Cada uma das peças do xadrez, geralmente em forma de torre com ameias, que no início do jogo, está nas casas das pontas do tabuleiro.


nome masculino

1. [Pouco usado] [Pouco usado] [Jogos] [Jogos] Cada uma das peças do xadrez, geralmente em forma de torre com ameias, que no início do jogo, está nas casas das pontas do tabuleiro.Imagem = TORRE

2. [Jogos] [Jogos] Jogada de xadrez em que é possível movimentar ao mesmo tempo o rei e uma das torres para casas específicas no tabuleiro.

3. [Jogos] [Jogos] O mesmo que recambó.

etimologiaOrigem etimológica:talvez do francês antigo roc.
roque2roque2
( ro·que

ro·que

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Espécie de painho (Hydrobates castro), encontrada no Oceano Atlântico. = PAINHO-DA-MADEIRA, ROQUINHO

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).