PT
BR
Pesquisar
Definições



rombóide

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rombóideromboiderombóideromboide
|ói| |ói| |ói| |ói|
( rom·bói·de rom·boi·de

rom·bói·de

rom·boi·de

)


nome masculino

[Geometria] [Geometria] Espécie de losango que tem iguais entre si os lados opostos e desiguais os contíguos. = PARALELOGRAMO

etimologiaOrigem etimológica: rombo + -óide.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: romboide.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: rombóide.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:romboide.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: rombóide.
rombóiderombóide

Auxiliares de tradução

Traduzir "rombóide" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho ouvido muito a conjugação do verbo precisar acompanhado da preposição de. Exemplo: Eu preciso DE fazer o trabalho para segunda. Eu acho que está errado, mas não sei explicar gramaticalmente. Esta conjugação é possível?
O verbo precisar, quando significa ‘ter necessidade de alguma coisa’, é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Há ocorrências, sobretudo no português do Brasil, da ausência da preposição de (ex.: eu preciso mais trabalho, eu preciso trabalhar mais), embora este uso como transitivo directo seja desaconselhado por alguns gramáticos. A ausência da preposição é, no entanto, considerada aceitável quando o complemento do verbo é uma oração completiva introduzida pela preposição que (ex.: eu preciso [de] que haja mais trabalho), mas esta omissão deve ser evitada em registos formais ou cuidados, pois o seu uso não é consensual.




Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).