PT
BR
Pesquisar
Definições



ressuscita-me

A forma ressuscita-mepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de ressuscitarressuscitar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de ressuscitarressuscitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ressuscitarressuscitar
( res·sus·ci·tar

res·sus·ci·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer voltar da morte à vida.

2. [Figurado] [Figurado] Restaurar, fazer reviver.


verbo intransitivo

3. Voltar da morte à vida; ressurgir.

4. Aparecer novamente.

5. [Por extensão] [Por extensão] Restabelecer-se de uma doença muito grave.

6. Escapar a um perigo mortal.

ressuscita-meressuscita-me

Auxiliares de tradução

Traduzir "ressuscita-me" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?
Como é referido no verbete você do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, este pronome e as suas flexões funcionam como forma de tratamento de 2.ª pessoa (equivalente a tu / vós), mas obrigam à concordância do verbo com a 3.ª pessoa (equivalente a ele / eles). Por essa razão, usa-se você irá, vocês irão e não *você irás, *vocês ireis (o asterisco indica agramaticalidade).



A palavra caravançarai é utilizadíssima por José Saramago, em seu livro O Evangelho segundo Jesus Cristo. É possível entender do que se trata, mas eu gostaria de ter uma explicação mais exata, com informação, inclusive da origem da palavra e não a encontrei em seu dicionário on-line. Poderiam os senhores me encaminhar o verbete?
A palavra caravançarai é forma variante de caravançará, termo de origem persa que significa “estalagem onde se hospedam gratuitamente as caravanas que atravessam regiões desertas”.