PT
BR
Pesquisar
Definições



reservatórios

A forma reservatóriosé [masculino plural de reservatórioreservatório].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reservatórioreservatório
( re·ser·va·tó·ri·o

re·ser·va·tó·ri·o

)
Imagem

Espaço ou recipiente próprio para guardar ou acumular algo.


adjectivoadjetivo

1. Que é próprio para reservar.


nome masculino

2. Espaço ou recipiente próprio para guardar ou acumular algo.Imagem = DEPÓSITO

3. Cavidade do corpo humano onde se acumulam humores.

4. [Física] [Física] Lugar onde se supõe existir um fluido em acumulação ou em grande quantidade.

5. [Medicina] [Medicina] Qualquer ser vivo, solo ou substância em que agentes infecciosos vivem, se multiplicam ou se reproduzem (ex.: a epidemia teve origem num reservatório aviário; o homem é o reservatório natural do gonococo).

etimologiaOrigem etimológica:reservar + -tório.

reservatóriosreservatórios

Auxiliares de tradução

Traduzir "reservatórios" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Colibri diz-se: Culibri? ou Colibri (com o som do -o- aberto)? Li que a sílaba acentuada é a última? Sendo aguda, que som tem a sílaba Co-? E porquê, ou seja qual é a regra para a pronunciação desta palavra?
Na questão colocada, está em causa a qualidade da vogal de uma sílaba átona, e não a sua acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: colibri).

A letra o pode corresponder ao som [o], como em avô ou dor, ao som [ɔ], como em avó ou corda, ou ao som [u], como em comida ou carro.

No português europeu, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal o das palavras corda e cordão, o som [ɔ] (vogal mais baixa) da palavra corda (com acento tónico em cor) passa a pronunciar-se [u] (vogal mais alta) em cordão pois a sílaba tónica passou a ser a última cordão. Esta regra geral pode aplicar-se a colibri (como a sílaba tónica é bri, a sílaba co- pode pronunciar-se [ku]), mas no caso desta palavra, há informação lexical, isto é, relativa à própria palavra e não às regras mais gerais da língua, que faz com que, por motivos etimológicos ou outros, a maioria dos falantes pronuncie [kɔ]libri. Esta é então também a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora.




Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.