PT
BR
Pesquisar
Definições



reporás

A forma reporásé [segunda pessoa singular do futuro do indicativo de reporrepor].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reporrepor
|ô| |ô|
( re·por

re·por

)
Conjugação:irregular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo

1. Tornar a pôr.

2. Restituir ao antigo estado.

3. Suprir; restituir.

4. Deixar disponíveis para venda novos artigos de produtos entretanto vendidos num estabelecimentos comercial.

5. Plantar de novo.

6. [Cinema, Teatro, Televisão] [Cinema, Teatro, Televisão] Fazer nova apresentação de espectáculo, filme, programa televisivo ou radiofónico.


verbo pronominal

7. Tornar a pôr-se.

8. Reconstituir-se; melhorar.

etimologiaOrigem etimológica:latim repono, -ere.

Auxiliares de tradução

Traduzir "reporás" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Como é correcto? Junta de Freguesia do Samouco ou Junta de Freguesia de Samouco?
A utilização do topónimo Samouco com o artigo definido (ex.: Junta de Freguesia do Samouco) parece ser bastante mais frequente do que a sua utilização sem artigo (ex.: Junta de Freguesia de Samouco), a avaliar por pesquisas em corpora e motores de busca da Internet, o que se poderá explicar pelo facto de o topónimo ter origem no nome comum samouco.