PT
BR
Pesquisar
Definições



renhida

A forma renhidapode ser [feminino singular de renhidorenhido] ou [feminino singular particípio passado de renhirrenhir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
renhirrenhir
( re·nhir

re·nhir

)
Conjugação:defectiva.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Travar combate. = COMBATER, CONTENDER, DISPUTAR

2. Questionar numa discussão. = CONTENDER, DISCUTIR


verbo pronominal

3. Ficar mais intenso. = INTENSIFICAR-SE


verbo intransitivo

4. [Portugal: Madeira] [Portugal: Madeira] Dar sinais de descontentamento, dizendo coisas desagradáveis em voz baixa. = RESMUNGAR

etimologiaOrigem etimológica:espanhol reñir, do latim ringor, ringi, arreganhar os dentes, assanhar-se.
renhidorenhido
( re·nhi·do

re·nhi·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que é disputado ou travado com muita intensidade ou ferocidade (ex.: debate renhido; disputa renhida; eleições renhidas). = ACESO, PORFIADO

2. [Antigo] [Antigo] Em que ocorre derramamento de sangue (ex.: peleja renhida). = CRUENTO, SANGRENTO

etimologiaOrigem etimológica:particípio de renhir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "renhida" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, regista-se a hipótese de o apelido Malafaia poder estar relacionado com o topónimo Malafaia (concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa); este último, por sua vez, é de origem obscura.



Gostaria de saber qual a forma ou formas correctas de expressar a seguinte ideia: Parece estares bem ou Pareces estar bem?
O verbo parecer usa-se como um auxiliar modal em construções que exprimem aparência, e nesse caso deve concordar com o sujeito, quer ele esteja expresso (Tu pareces estar bem) ou subentendido (Pareces estar bem). Isto acontece porque, quando há uma construção com um verbo auxiliar, é este que tem as marcas de tempo, modo ou pessoa. Se se pretendesse usar outro tempo verbal, por exemplo o Imperfeito do Indicativo (Parecias estar bem nesse dia), ou outra pessoa gramatical, por exemplo a terceira pessoa do plural ([eles] Parecem estar bem), essas marcas de tempo ou pessoa estariam no verbo que funciona como verbo auxiliar (parecer).
Há, no entanto, outra construção do verbo parecer, já não como auxiliar modal mas como verbo pleno, assumindo as marcas de tempo, modo e pessoa, que explica a construção Parece estares bem, semelhante à construção Parece que estás bem. Nestes dois exemplos, o sujeito do verbo parecer já não é a segunda pessoa do singular (tu), mas sim a oração integrante infinitiva (Estares bem parece) ou conjuncional (Que estás bem parece).
Em suma, as duas construções estão correctas, sendo que a construção Parece estares bem é menos usada e por vezes considerada de uso formal ou literário (por exemplo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores).