Significado de rendardes-no-las

    A forma rendardes-no-laspode ser [segunda pessoa plural do futuro do conjuntivo de rendarrendar] ou [segunda pessoa plural infinitivo flexionado de rendarrendar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    rendar1rendar1
    ( ren·dar

    ren·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar ou tomar em arrendamento. = ARRENDAR

    verbo intransitivo

    2. Pagar renda ou rendimento.

    etimologiaOrigem:renda, quantia + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    rendar2rendar2
    ( ren·dar

    ren·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Guarnecer de renda. = ARRENDAR

    etimologiaOrigem:renda, obra de malha + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    rendar3rendar3
    ( ren·dar

    ren·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    [Agricultura] [Agricultura] Dar segunda sacha; voltar a cavar (ex.: rendar o milho). = ARRENDAR, REDAR, REDRAR

    etimologiaOrigem:latim reitero, -are, repetir.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Que se deposita para desse depósito se receber determinada renda anual durante tempo determinado....


    arrendado | n. m.

    Lavor em forma de renda....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "rendardes-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Recebi a correção de um texto que fiz para minha prova de redação e foram reportados 2 erros apenas.

      1º “erro”: Precisava descrever o fato de não abuso e utilizei-me da construção de uma palavra prefixada por in-, levando em conta que o mesmo atendia minha necessidade para a construção, resultando no termo inabusivo. No contexto era necessário concordar em gênero e número, obtendo assim inabusivas. Estaria incorreto?

      2º “erro”: Utilizei o termo profícuo na seguinte frase: “Questão de caráter complexo e de difícil solução profícua...”. Sinceramente, acredito que a professora realmente não compreendeu o significado do termo e ou até o desconhece visto que ela não reportou erro de redundância (onde uma vez pensei que toda solução fosse profícua, mas logo discordei pois é possível uma solução não ser vantajosa) ou qualquer outro tipo de erro possível.

      Para os dois “erros” ela escreveu apenas o seguinte comentário: “Evite termos difíceis, fale fácil!”. Minha composição nesses casos está correta?