PT
BR
Pesquisar
Definições



removeste

A forma removesteé [segunda pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de removerremover].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
removerremover
|ê| |ê|
( re·mo·ver

re·mo·ver

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Mover(-se) novamente. = AGITAR, REMEXER


verbo transitivo

2. Mudar de lugar (ex.: ainda não removeram o equipamento da sala). = TRANSFERIR, TIRAR

3. Fazer sair ou sair do lugar onde se encontra (ex.: remover nódulos linfáticos; remover a mama esquerda). = EXTRAIR, TIRAR

4. Retirar de determinado cargo ou função (ex.: remover um executivo). = AFASTAR, DESTITUIR, DEMITIR

5. Fazer desaparecer (ex.: remover verniz; remover barreiras). = ELIMINAR

6. Frustrar; baldar.

etimologiaOrigem etimológica:latim removeo, -ere, mover para trás, afastar, pôr de lado.

removesteremoveste

Auxiliares de tradução

Traduzir "removeste" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Gostaria de saber qual o plural da palavra "salvo-conduto".
O plural do substantivo salvo-conduto deverá ser salvos-condutos, pois trata-se de um substantivo hifenizado composto por um adjectivo e por um substantivo, motivo pelo qual ambas as palavras flexionam em número. Esta é a flexão preconizada nos vocabulários de Rebelo Gonçalves e de José Pedro Machado; no entanto, obras lexicográficas como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admitem dois plurais: salvo-condutos e salvos-condutos, sem aparente justificação senão o uso, pois a palavra salvo não poderá ser substantivo neste contexto, o que poderia justificar que só houvesse flexão num dos substantivos.