Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

remoto

remotoremoto | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

re·mo·to |ó|re·mo·to |ó|


(latim remotus, -us, particípio passado de removeo, -ere, mover para trás, recuar, afastar)
adjectivo
adjetivo

1. Que sucedeu há muito tempo. = ANTIGO, LONGÍNQUO

2. Que está longe. = AFASTADO, DISTANTE, LONGÍNQUO

3. Que é feito à distância (ex.: controlo remoto).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "remoto" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Foi o que apontou um levantamento do Centro de Sensoriamento Remoto e do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais...

Em www.sganoticias.com.br

local remoto chamado Desert One, provocou uma quantidade significativa de buscas em Washington e aumentou o...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...teve a ideia de assumir o controle do hidroavião, voá-lo para um local adequadamente remoto e resgatar os passageiros ricos..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...avisa que restrições dos EUA em Xinjiang ameaçam comércio global Alvo vai permitir trabalho remoto mesmo após pandemia Ironhack e Landing..

Em A RODA

Padrões espaciais O estudo combinou trabalho de campo, ferramentas cosmológicas, tecnologias de sensoriamento remoto e utilizou o modelo Neyman-Scott Cluster, que foi

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.




É correcto usar a expressão às páginas tantas?
A locução a páginas tantas surge registada em vários dicionários de língua portuguesa, inclusive no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na entrada página. O uso da crase nesta locução (às páginas tantas) é relativamente usual, a julgar pelo número de ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet e, apesar de a locução apenas se encontrar dicionarizada sem a crase, não pode ser considerada incorrecta, uma vez que a contracção à é comum antes de substantivos femininos.
pub

Palavra do dia

al·ma·ço al·ma·ço


(português antigo a lo maço)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Diz-se de ou espécie de papel grosso.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/remoto [consultado em 26-07-2021]