PT
BR
Pesquisar
Definições



releixo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
releixoreleixo
( re·lei·xo

re·lei·xo

)


nome masculino

1. Barriga ou saliência de uma parede; berma.

2. Espaço de terra que se não lavra por ficar junto ao muro.

3. Gume ou fio (de instrumento cortante).

4. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Desleixo.

5. [Regionalismo] [Regionalismo] Toque de sinos a finados.

6. [Portugal: Beira] [Portugal: Beira] Eido, rossio.

7. Dobre fúnebre.



Dúvidas linguísticas



Gostava de saber o grau superlativo absoluto sintético das seguintes palavras: velho, esperto, forte e mau.
Os adjectivos velho, esperto, forte e mau flexionam no grau superlativo absoluto sintético como velhíssimo, espertíssimo, fortíssimo e malíssimo/péssimo, respectivamente.



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).