PT
BR
Pesquisar
Definições



relés

Será que queria dizer relês ou reles?

A forma relésé [masculino plural de relérelé].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
relé1relé1
( re·lé

re·lé

)


nome feminino

Classe social mais baixa. = RALÉ

etimologiaOrigem etimológica:alteração de ralé.
relé2relé2
( re·lé

re·lé

)


nome masculino

1. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Dispositivo que retransmite o sinal recebido, amplificando-o bastante.

2. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Electroíman que abre ou fecha contactos eléctricos, a fim de estabelecer ou interromper circuitos.

3. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Aparelho que, devido a uma alteração nas condições de um circuito eléctrico, se destina a provocar o funcionamento de outros aparelhos no mesmo ou em outro circuito eléctrico.

4. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Chave automática electromagnética.


relé eléctrico

[Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade]  Dispositivo de controlo da intensidade da corrente eléctrica num circuito.

etimologiaOrigem etimológica:francês relais.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.