Significado de regelara-se-lho

    A forma regelara-se-lhopode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de regelarregelar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de regelarregelar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    regelarregelar
    ( re·ge·lar

    re·ge·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Tornar ou ficar gelado. = CONGELAR, GELAR

    2. Causar ou sentir uma forte emoção que paralisa ou dificulta a ação.

    verbo transitivo

    3. Gelar novamente.

    etimologiaOrigem:re- + gelar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: relegar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "regelara-se-lho" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    regelo | n. m.

    Ato ou efeito de regelar....


    enregelar | v. tr., intr. e pron. | v. tr.

    Regelar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "regelara-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".


      Como se escreve: achegã ou achigã? Venho colocar esta questão que surgiu durante um trabalho que estou a efectuar sobre peixes. Quando escrevo achegã a palavra é considerada como erro e uma das sugestões para a correcção é achigã. Fui confirmar no vosso dicionário on-line e de facto este considera achigã como a palavra que caracteriza a peixe a que me refiro. No entanto, nos livros científicos que consultei o nome desta espécie surge com e e não com i.