Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

recuadas

fem. pl. part. pass. de recuarrecuar
fem. pl. de recuadorecuado
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

re·cu·ar re·cu·ar

- ConjugarConjugar

(re- + cu + -ar)
verbo intransitivo

1. Andar para trás. = RETROCEDER, RETROGRADAR

2. Fazer marcha atrás.

3. Perder terreno. = CEDER

4. Não prosseguir. = CEDER, HESITAR, RENUNCIAR

5. Acuar; acobardar-se.

6. Bater em retirada. = DESISTIR, RETIRAR

verbo transitivo

7. Empurrar para trás.

8. Fazer retroceder.

9. Colocar aquém.


re·cu·a·do re·cu·a·do


(particípio de recuar)
adjectivo
adjetivo

1. Que recuou ou que se recuou.AVANÇADO

2. Que está atrás ou mais atrás no espaço em relação a algo ou a outrem (ex.: casas recuadas; jogador mais recuado).AVANÇADO

3. Que está afastado ou mais atrás no tempo (ex.: em tempos recuados). = DISTANTEAVANÇADO, PRÓXIMO

4. [Fonética]   [Fonética]  Que se produz com recuo da língua para a parte de trás da boca, contrária à entrada (ex.: [a] é uma vogal recuada).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "recuadas" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

em fases tão recuadas e em competições a eliminar..

Em O INDEFECTÍVEL

...de área durante os escalões mais jovens do Benfica, Gonçalo Ramos desempenhou funções mais recuadas na ponta final da última época sob orientação de Nélson Veríssimo..

Em Fora-de-jogo

Todas as 151 pessoas a bordo foram evacuadas pelas duas saídas mais recuadas , embora a urgência tenha se mostrado injustificada

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...tem como fator diferenciador a polivalência, uma vez que pode atuar em zonas mais recuadas do meio-campo e até mais descaído para uma ala..

Em Fora-de-jogo

...intensidade que nós colocamos no jogo foi empurrando a estrutura defensiva para zonas mais recuadas ..

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual a correta grafia: sub-bosque ou subosque?
O prefixo sub- deve ser seguido de hífen quando o elemento seguinte se inicia por b, uma vez que se trata da mesma consoante por que termina o prefixo, como prevê o Acordo Ortográfico de 1945 (para o português de Portugal). O Formulário Ortográfico de 1943 (para o português do Brasil) não tem este contexto previsto no uso do hífen, mas o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras regista esta forma e outras com a sequência sub-b...; a par disto, é de referir que também as formas subosque e sobosque estão registadas no VOLP, depreendendo-se a sua origem nas formas prefixais su- e so-, respectivamente, equivalentes a sub- e sob-, mas de contexto ortográfico diferente (daí o facto de não serem formas hifenizadas).

Este contexto ortográfico não sofre alteração com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990, pois, apesar de o texto do Acordo ser omisso neste ponto (cf. Base XVI), a "Nota Explicativa" anexa ao referido texto prevê o uso do hífen: "6.3 - O hífen nas formas derivadas (base XVI) [...] a) Emprega-se o hífen quando o segundo elemento da formação começa por h ou pela mesma vogal ou consoante com que termina o prefixo ou pseudoprefixo (por exemplo: anti-higiénico, contra-almirante, hiper-resistente) [...]" (sublinhado nosso).

Por este motivo, pode dizer-se que a forma sub-bosque está correcta, bem como as formas sobosque ou subosque, apesar de estas duas últimas preverem o uso de prefixos equivalentes a sob- ou sub-, que serão menos consensuais (o prefixo su- com este sentido não se encontra registado em nenhuma obra lexicográfica por nós consultada).




Gostaria de saber qual o significado de decupar.
A palavra decupar é um neologismo muito em voga na área do cinema e da televisão, com os significados de (i) segmentar, dividir texto [de guião/roteiro] em cenas e planos e de (ii) anotar duração de material gravado para efeitos de edição.
pub

Palavra do dia

qui·ro·po·dis·ta qui·ro·po·dis·ta


(quiropodia + -ista)
nome de dois géneros

Especialista em quiropodia ou no tratamento das doenças e dos problemas dos pés.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/recuadas [consultado em 17-08-2022]