PT
BR
Pesquisar
Definições



recirculação

A forma recirculaçãopode ser [derivação feminino singular de recircularrecircular] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
recirculaçãorecirculação
( re·cir·cu·la·ção

re·cir·cu·la·ção

)


nome feminino

Acto ou efeito de recircular, de fazer circular de novo ou de voltar a circular (ex.: recirculação de bens; circuito de recirculação de água).

etimologiaOrigem etimológica:re- + circulação.
recircularrecircular
( re·cir·cu·lar

re·cir·cu·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

Fazer circular ou circular novamente (ex.: o sistema filtra e recircula o ar; são recursos que recirculam localmente).

etimologiaOrigem etimológica:re- + circular, formar círculo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).



Ao utilizar a locução "bem como" num período longo, a vírgula virá antes ou depois da locução? Ela dá a idéia de uma pausa sonora no período?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a vírgula usa-se, entre muitas outras situações, para separar orações coordenadas, como as que são introduzidas pela locução conjuntiva bem como (ex.: comprou uma saia e um casaco, bem como uns sapatos para o casamento), empregando-se antes da conjunção ou da locução conjuntiva no caso de estas apenas poderem ser usadas no início da oração, como acontece com a locução bem como.