PT
BR
Pesquisar
Definições



recete

A forma recetepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de receptarrecetarreceptar], [terceira pessoa singular do imperativo de receptarrecetarreceptar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de receptarrecetarreceptar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
receptarrecetarreceptar
|èt| |èt| |èpt|
( re·cep·tar re·ce·tar

re·cep·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Guardar e ocultar o que outrem rouba. = ENCOBRIR

2. Dar receptáculo.

etimologiaOrigem etimológica:latim recepto, -are, retomar, recuperar, acolher.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: recetar.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: receptar.
grafiaGrafia no Brasil:receptar.
grafiaGrafia em Portugal:recetar.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Gostaria de saber como se deve pronunciar a palavra item: "item" ou "aitem" como tantas vezes se ouve?
O substantivo português item tem origem no advérbio latino item, com o significado "da mesma forma" ou "também" e é usado em enumerações ou listas. Em português, esta palavra pode significar "artigo" ou "uma das partes de algo". Relativamente à pronúncia da parte final da palavra, parece haver alguma oscilação entre uma pronúncia alatinada ['it3m] (em que se lê a consoante m, como em estrangeirismos como modem) e uma pronúncia de acordo com as regras gerais da terminação -em ['itãj] (em que -em se lê como uma vogal nasal, à semelhança de em ou nuvem).

Não há, no entanto, nenhum motivo para pronunciar o i inicial como [ai], pois isso não corresponde à pronúncia desta vogal em português; a pronúncia [ai]tem corresponde a uma influência da pronúncia do inglês (como em iceberg ou em ice tea), que não se justifica neste caso.

Os argumentos acima expostos podem aplicar-se a outros latinismos como idem ou ibidem.