PT
BR
Pesquisar
Definições



rebaldaria

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rebaldariarebaldaria
( re·bal·da·ri·a

re·bal·da·ri·a

)


nome feminino

1. Dito ou acto próprio de ribaldo ou de quem engana propositadamente os outros ou age de forma traiçoeira. = CANALHICE, PATIFARIA, VELHACARIA

2. Carácter do que é ribaldo. = VELHACARIA

3. [Informal] [Informal] Grande desordem ou confusão. = BALBÚRDIA

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: RIBALDARIA

etimologiaOrigem etimológica:alteração de ribaldaria.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como se escreve: quere-la ou querêla?
As grafias quere-la, querê-la e querela são formas parónimas, isto é, formas diferentes com grafia e som semelhantes.

As formas quere-la e querê-la correspondem a formas verbais do verbo querer seguidas do clítico a, na forma -la (o pronome clítico -a assume a forma -la quando a forma verbal que o precede termina em -r, -s ou -z); quere-la pode transcrever-se foneticamente ['k3rilá] e corresponde à segunda pessoa do presente do indicativo (ex.: tu queres a sopa? = quere-la?), enquanto querê-la pode transcrever-se foneticamente [ki'relá] e corresponde ao infinitivo (ex.: para alcançares alguma coisa, tens de querê-la muito).

A grafia querela pode transcrever-se foneticamente [ki'r3lá] e corresponde a um substantivo feminino, cujo significado poderá consultar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.




Por que motivo algumas palavras fazem o diminutivo com S e outras com Z?
Entre os sufixos mais produtivos para a formação de diminutivos encontram-se -inho e -zinho. Desta forma, poderá, por exemplo, formar as palavras livrinho (livro + -inho) e livrozinho (livro + -zinho). Só poderá haver um -s- num diminutivo se a palavra primitiva já o contiver, pois não há, em português, um sufixo -sinho. Por exemplo, nas palavras adeusinho ou vasinho há um -s- porque as palavras são formadas de adeus ou vaso + -inho.