Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

reaquisição

reaquisiçãoreaquisição | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

re·a·qui·si·ção re·a·qui·si·ção


nome feminino

Acto ou efeito de readquirir.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "reaquisição" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...nos próximos compromissos da equipa de Leonel Pontes está, todavia, dependente do processo de reaquisição da condição física, perdida em virtude de paragem tão prolongada..

Em Fora-de-jogo

que o cenário atual: “Ficaríamos à procura de uma tentativa de reaquisição das ações entre os Estados Unidos para meados de setembro..

Em Caderno B

A lei estabelece os requisitos de aquisição, perda e reaquisição da nacionalidade

Em evandroamaral.blogs.sapo.ao

...escalões de sócio, a definição das respectivas quotas e a possibilidade e condições de reaquisição de estatutos de Associado..

Em camaroteleonino.blogs.sapo.pt

...escalões de sócio, a definição das respectivas quotas e a possibilidade e condições de reaquisição de estatutos de Associado..

Em diadoclube.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



O plural de DVD é DVDs ou DVD's?
A sigla DVD poderá ser usada com a mesma forma para o singular e para o plural (ex.: um DVD, dois DVD) e é esta a opção considerada mais aconselhável.

Uma sigla é um conjunto formado pelas letras iniciais de várias palavras (ex.: DVD = Digital Versatile Disc), usado como uma única palavra pela soletração das letras que o compõem. Como tal, pode também corresponder ao plural de uma ou mais dessas palavras, sem que as iniciais se alterem (EUA, por exemplo, é uma sigla que corresponde a um plural, Estados Unidos da América, sem que seja necessário uma marca dessa flexão). Por este motivo, poderá considerar-se que não há razão lógica para acrescentar um esse (-s) à sigla referida.

No entanto, é muito usual o uso das marcas de flexão nominal em alguns casos, nomeadamente com adjunção de -s no final (ex.: DVDs). Tal uso, não sendo rejeitado pelas regras de ortografia portuguesa (os acordos ortográficos são omissos nesse aspecto), parece resultar da função nominal destas palavras, a que se associa o -s como marca de flexão em número.

O apóstrofo ou plica a anteceder o -s (ex.: *DVD’s) não deverá ser usado, pois não é um mecanismo de flexão da língua portuguesa.


pub

Palavra do dia

ve·nec·to·mi·a ve·nec·to·mi·a


(latim vena, -ae, veia + -ectomia)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Ressecção ou remoção de uma veia ou de um segmento de veia. = FLEBECTOMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/reaquisi%C3%A7%C3%A3o [consultado em 25-01-2022]