Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

ratam

3ª pess. pl. pres. ind. de ratarratar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ra·tar ra·tar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Dentar, roer à maneira de rato.

2. Cortar na casaca de alguém.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

este é um rio sem cantores, com margens secas e desníveis com animais que ratam as raízes das árvores até, até que elas caiam e sejam levadas pela correnteza...

Em Inatingivel

...flex, Rimo, Línea, Magno Móveis, Móveis São Carlos, Móveis Espedito, Tebarrot, Madresilva, Topázio, Neves Ratam , Bellfix, Fitness Dream e Tuboarte..

Em Ceará é Notícia

José felizes estão T ratam de avisar do nascimento R eis Magos seguem a estrela E encontram uma criança...

Em osestrelinhas.blogs.sapo.pt

vem dos hidratos de carbono N as defesas, legumes e fruta aí estão T ratam dos ossos e dos dentes os laticínios A s proteínas, carne, peixe e ovos...

Em osestrelinhas.blogs.sapo.pt

marinho : Coelho eu já vi , é um grupo Portuguiês em quet ratam crainaças ejovens aqui e os adultos andam para Cuba 20:50:12 - Milton fala para...

Em PARKINSONCHAT
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].

pub

Palavra do dia

i·rí·di·o i·rí·di·o


(latim científico iridium, do latim iris, iridis, do grego íris, íridos, mensageiro dos deuses, arco-íris)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Ir), de número atómico 77, metal friável que se encontra em certos minérios da platina.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ratam [consultado em 10-08-2022]