Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

rabiça

rabiçarabiça | n. f.
Será que queria dizer rábica?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ra·bi·ça ra·bi·ça


nome feminino

1. [Agricultura]   [Agricultura]  Rabo do arado que o lavrador empunha quando trabalha com ele para lavrar a terra. = RABELO

2. Eminência na parte superior da parte posterior das albardas e albardões.

3. [Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Nabiça.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "rabiça" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...sempre pela rédea, Milhana ia sempre atrás, às vezes com um baraço preso à rabiça da albarda para

Em Bas

Além da Coronavac, o Butantan é especialista na anti- rábica ..

Em www.sganoticias.com.br

...investigar os microscópicos agentes patogénicos, terminando por descobrir vacinas , em especial a anti- rábica ..

Em Geopedrados

Está em curso a campanha de vacinação obrigatória anti- rábica dos cães existentes em todo o território nacional para o ano 2020..

Em ARRONCHES EM NOTÍCIAS

Rabiça I” (09

Em Alberto Helder
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Frequentemente recebo cartas de empresas e de instituições com as seguintes frases tipo Somos a solicitar a V. Exa... e Somos a informar que... Pretendia saber se existe algum fundamento ou sentido na utilização do verbo ser em vez do verbo vir nestas frases. Também desejava saber se é correcto ao terminar uma carta, antes da assinatura, usar atenciosamente em vez de atentamente.
Em alguns contextos, o verbo ser pode ser sinónimo do verbo estar, apesar de actualmente esse não ser um uso corrente do verbo. Essa relação de sinonímia está patente nas expressões somos a solicitar e somos a informar, usadas sobretudo em documentos formais, nos quais se mantém o uso de fórmulas fixas, que poderão parecer algo desadequadas no português corrente.
O advérbio atenciosamente é sinónimo de atentamente, pelo que poderá ser usado como fórmula de despedida em correspondência.

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/rabi%C3%A7a [consultado em 27-10-2021]