PT
BR
Pesquisar
Definições



quitaiaiú

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
quitaiaiúquitaiaiú
( qui·tai·ai·ú

qui·tai·ai·ú

)


nome de dois géneros

1. [Etnologia] [Etnologia] Indivíduo dos quitaiaiús, povo indígena considerado extinto que habitava uma região entre os estados brasileiros do Ceará e do Piauí.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

2. [Etnologia] [Etnologia] Relativo aos quitaiaiús.

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.


Dúvidas linguísticas



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.



Qual é o valor da conjunção "e" na frase: "Tenho viajado tanto e não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei": consecutivo, concessivo, adversativo, conclusivo?
A conjunção coordenativa copulativa e pode assumir diversos valores dependendo do contexto onde é usada, apesar de em nenhum deles deixar de apresentar o valor copulativo. Na frase que refere, a conjunção apresenta um valor adversativo ou de oposição, pois à ideia da primeira oração é contraposta a ideia da segunda, podendo a conjunção e ser substituída pela conjunção adversativa mas (ex.: Tenho viajado tanto, mas não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei).