Significado de quietar-vo-los

    A forma quietar-vo-lospode ser [infinitivo de quietarquietar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de quietarquietar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de quietarquietar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de quietarquietar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de quietarquietar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    quietarquietar
    ( qui·e·tar

    qui·e·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Fazer estar quieto; dar descanso a. = ACALMAR, AQUIETAR, TRANQUILIZAR

    etimologiaOrigem:latim quieto, -are, dar repouso a, fazer descansar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    azougado | adj.

    Que não pode estar quieto....


    cá | adv.

    Aqui; neste lugar; nesta terra; para aqui....


    inquieto | adj.

    Que não está quieto; desassossegado; travesso....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "quietar-vo-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Consultei o verbo ungir no Dicionário Priberam e o mesmo está conjugado como se fosse verbo irregular, mas o referido verbo eu aprendi como verbo defectivo que não se conjuga na primeira pessoa do presente do indicativo. Houve alguma mudança nesse sentido? Aguardo.