PT
BR
Pesquisar
Definições



propiónico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
propiónicopropiônico
( pro·pi·ó·ni·co

pro·pi·ô·ni·co

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

[Química] [Química] Diz-se de ou ácido (C3H6O2) que, na sua forma pura, se apresenta como líquido incolor, corrosivo e com cheiro desagradável.

etimologiaOrigem etimológica:grego pró, diante de, antes + grego píon, -on, -on, gordo, gorduroso + -ico.
grafiaGrafia no Brasil:propiônico.
grafiaGrafia no Brasil:propiônico.
grafiaGrafia em Portugal:propiónico.
grafiaGrafia em Portugal:propiónico.


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Qual o adjetivo relativo ao substantivo plexo?
Nas obras de referência consultadas, não encontrámos registo de nenhum adjectivo relativo a plexo, a não ser no Dicionário Médico de L. Manuila (Lisboa: Climepsi Editores, 2001), onde plexural aparece registado como o adjectivo relativo a plexo. Este vocábulo plexural é de formação irregular em português (o regular seria, por exemplo, plexal ou pléxico, formas não atestadas), sendo um empréstimo da língua inglesa, fenómeno relativamente frequente em áreas técnicas como a anatomia.