PT
BR
Pesquisar
Definições



programinha

A forma programinhaé [derivação masculino singular de programaprograma].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
programaprograma
( pro·gra·ma

pro·gra·ma

)


nome masculino

1. Ordem que se há-de observar nos diferentes momentos de uma festa, de uma cerimónia pública ou de outro evento (ex.: programa cultural). = PROGRAMAÇÃO

2. Papel ou documento que enuncia essa ordem.

3. Condições de um concurso.

4. Enumeração das matérias que se hão-de ensinar ou abordar num curso.

5. Enumeração dos propósitos de um partido, de uma lista, de um governo (ex.: programa de acção; programa de governo; programa eleitoral).

6. Exposição resumida que um indivíduo ou uma entidade faz dos seus princípios ou do caminho que se propõe seguir.

7. Delineamento geral dos diversos pontos que se hão-de tratar num trabalho literário.

8. [Por extensão] [Por extensão] Desígnio, projecto.

9. Conjunto de iniciativas com determinado objectivo (ex.: programa de apoio ao associativismo; programa de financiamento).

10. Cada um dos blocos de natureza diversa que integram o alinhamento de uma grelha televisiva ou radiofónica ou que se encontram numa ou plataforma da Internet (ex.: programa de entretenimento; programa desportivo; programa informativo).

11. [Informática] [Informática] Conjunto de instruções, expressões ou dados registados num suporte e necessários para a execução de uma série de determinadas operações, pedidas a um computador.


de programa

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Diz-se de pessoa que presta serviços sexuais mediante pagamento e que é contratada por telefone ou por correio electrónico (ex.: garoto de programa; mulher de programa).

etimologiaOrigem etimológica:latim programma, -atis, do grego prógramma, -atos, ordem do dia, inscrição.


Dúvidas linguísticas



Praxe deve ler-se: "praCHe" ou "praCSE"?
O xis da palavra praxe deverá ser lido como ch, como na palavra lixo.



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.