Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

principiis obsta

principiis obstaprincipiis obsta | loc.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

principiis obsta


(locução latina que significa "obsta no princípio")
locução

Ataca o mal logo no princípio.

Fonte: Ovídio, Remedia Amoris, 91-92.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "principiis obsta" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

suportar acaba-se por tudo tolerar, de tanto tudo tolerar acaba-se por tudo aceitar, de tanto tudo aceitar acaba-se por tudo aprovar». Há coisas em que o melhor é não começar. « Obsta principiis », recomendavam os antigos. Não nos resignemos aos factos. Um mundo novo (e muito melhor) ainda é possível!

Em NA PAZ, A VERDADE

acautelavam-se e combatiam-nos. Como não sabiam para onde eles os podiam conduzir, achavam que o melhor era eliminá-los logo no princípio. Daí a conhecida máxima « obsta principiis ». Ou seja, os impulsos deviam ser combatidos no seu início. Sentia-se que, no início, ainda é possível ao homem controlar os

Em NA PAZ, A VERDADE

1. De um caminho podemos saber como começa, mas dificilmente saberemos como acaba. E há coisas em que o melhor é não começar. « Obsta principiis », assim reza uma máxima da sabedoria latina. O antónimo de público é privado. Donde facilmente se percebe que o privado não tem de ser do domínio público

Em NA PAZ, A VERDADE
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Haverá alguma forma alternativa de utilizar o verbo reaver, no pretérito perfeito do indicativo, usada correntemente, e que se possa aceitar, não sendo aquela que consta das gramáticas?
As únicas flexões correctas do verbo reaver no pretérito perfeito do indicativo são aquelas preconizadas nas gramáticas e dicionários de língua portuguesa (reouve, reouveste, reouve, reouvemos, reouvestes, reouveram). Poderá consultar a conjugação do verbo reaver no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.

pub

Palavra do dia

xân·ti·co xân·ti·co


(xanto + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a ou que tem cor amarela ou amarelada (ex.: litíase xântica; peixes xânticos).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/principiis%20obsta [consultado em 27-09-2022]