Significado de preluzira-se-lhe

    A forma preluzira-se-lhepode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de preluzirpreluzir] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de preluzirpreluzir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    preluzirpreluzir
    ( pre·lu·zir

    pre·lu·zir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Luzir antecipadamente.

    2. Refulgir.

    3. [Figurado] [Figurado] Sobressair, realçar.

    etimologiaOrigem:latim praeluceo, -ere, luzir na frente, ultrapassar em brilho, brilhar intensamente.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    preluzir | v. intr.

    Luzir antecipadamente....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "preluzira-se-lhe" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      1. Mal-formação ou malformação genética? Plural: malformações? 2. Como é mais correto: má perfusão ou mal-perfusão? Ex.: "hipofluorescência por má perfusão sub-retiniana compatível com degeneração miópica" // "hipofluorescência por mal-perfusão sub-retiniana compatível com atrofia central areolar".


      Na geografia, a disparidade de designação é tão grande que só confunde! Palavras portuguesas antigas como Barém parecem estar a ser substituídas pelo equivalente inglês Bahrein. Outras, como Qatar parecem de formação estranha por anteposição de um q a um a (não conheço mais nenhuma palavra assim formada ...). Já Kosovo escreve-se com k quando o natural seria com c. Ou não?! E como seria Kuwait? Ou Koweit? Há para todos os gostos... E, se Madrid está já consagrada entre nós sem e no final (Madrid), faz sentido escrever Bagdade (ou Bagdad)?