PT
BR
Pesquisar
Definições



prazeram

A forma prazerampode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de prazerprazer] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de prazerprazer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
prazerprazer
|ê| |ê|
( pra·zer

pra·zer

)
Conjugação:irregular defectiva.
Particípio:regular.


nome masculino

1. Sentimento agradável que alguma coisa faz nascer em nós.

2. Deleite, gozo, delícia.

3. Gosto, desejo.

4. Alegria, contentamento.

5. Boa vontade, agrado.

6. Distracção, divertimento.


verbo intransitivo

7. Agradar, aprazer, comprazer.

etimologiaOrigem etimológica:latim placeo, -ere, agradar, aprazer.

Ver também resposta às dúvidas: conjugação do verbo prazer, aprazer/aprouver.
prazeramprazeram


Dúvidas linguísticas



Quero saber se a palavra sarro é oxítona ou paroxítona.
A palavra sarro é uma palavra grave ou paroxítona, pois tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (foneticamente a sílaba acentuada é ['sa]; na divisão silábica para translineação, a sílaba é sar-).



A minha dúvida é a seguinte: qual o antónimo da palavra "antecipar"? Vejo, com alguma frequência, que são utilizadas as palavras "postcipar" ou "postecipar" que, presumo, estarão incorrectas. Se assim for, qual o antónimo correcto?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo antecipar pode ter como antónimos os verbos adiar (ex.: a reunião foi antecipada vs. a reunião foi adiada), atrasar (ex.: a festa antecipou-se vs. a festa atrasou-se), procrastinar (ex.: o ministério antecipou a construção do hospital vs. o ministério procrastinou a construção do hospital), prorrogar (ex.: o prazo de entrega foi antecipado vs. o prazo de entrega foi prorrogado) e retardar (ex.: o concessionário antecipou a entrega do carro vs. o concessionário retardou a entrega do carro). As formas postecipar e postcipar não se encontram registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que o seu uso é de evitar.