PT
BR
Pesquisar
Definições



postergável

A forma postergávelpode ser [derivação masculino e feminino singular de postergarpostergar] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
postergávelpostergável
( pos·ter·gá·vel

pos·ter·gá·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se pode postergar, adiar (ex.: financiamento postergável). = ADIÁVELIMPOSTERGÁVEL

vistoPlural: postergáveis.
etimologiaOrigem etimológica:postergar + -ável.
iconPlural: postergáveis.
postergarpostergar
( pos·ter·gar

pos·ter·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Deixar para trás, dando preferência a pessoa ou coisa que não deveria ser preferida.FAVORECER, PREFERIR

2. Não dar atenção. = DESCONSIDERAR, DESCUIDAR, DESPREZAR, MENOSPREZARATENTAR, CONSIDERAR, ESTIMAR

3. Deixar em atraso. = ADIAR, PROCRASTINARADIANTAR

etimologiaOrigem etimológica:latim *postergare, de post tergum, atrás das costas.


Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Há uma espécie de competição na qual são realizadas três provas de três diferente esportes e que recebe o nome de triátlon. Qual seria a definição para uma competição com dois esportes distintos: diátlon ou biátlon?
Como pode constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, uma competição que reúne duas provas distintas pode ser referida como diatlo, diátlon, biatlo ou biátlon. Estas duas últimas formas são consideradas hibridismos, uma vez que o elemento de formação bi- é de origem latina (bis, que significa “duas vezes”) e -atlo/-átlon é de origem grega (áthlon, que significa “prova desportiva”). Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos, daí que as formas diatlo e diátlon sejam consideradas preferenciais, uma vez que o elemento compositivo di- é, tal como -atlo/-átlon, de origem grega.