Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

portou

3ª pess. sing. pret. perf. ind. de portarportar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

por·tar por·tar 1

- ConjugarConjugar

(latim porto, -are, levar, transportar)
verbo transitivo

1. Trazer consigo. = LEVAR, TRANSPORTAR

2. Estar vestido com. = TRAJAR, USAR, VESTIR

verbo pronominal

3. Ter determinado comportamento. = COMPORTAR-SE


por·tar por·tar 2

- ConjugarConjugar

(porto + -ar)
verbo intransitivo

O mesmo que aportar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "portou" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

" O anúncio da NASA na segunda-feira parece indicar que o helicóptero se portou bem..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Ao dar uma vista de olhos pelos meus apontamentos sobre a nossa presença em Angola, descobri a listagem dos militares laureados com Louvores, também há a lista dos castigos, mas essa eu não divulgo, para não ficarem mal vistos...ah...ah...ah. Como se pode ver nesta listagem figuram nomes de muitos amigos que são habituais…

Em SAURIMO

Portou -se como um Homenzinho!!

Em Memoria recente e antiga

...“Cabe uma referência particular e especial ao desempenho do Renato, à forma como se portou , aos títulos obtidos, à lealdade e dedicação com a qual defendeu os interesses...

Em Caderno B

pela ENÉSIMA vez com o Jorge Jesus... (fica-te MAL tanto ÓDIO ò Bernardo...) porque NÃO AGUENTA/SUPORTA... o REGRESSO de JJ ao Benfica... depois deste ter estado no seu Sporting... (acha que é uma TRAIÇÃO ao RIPORTINGUISMO) e como NÃO GANHOU LÁ NADA... tem HORROR... a que Jesus VOLTE a GANHAR no Benfica... como já GANHOU…

Em Coluna D'Águias Gloriosas
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Estou com uma terrível dúvida sobre a forma substantiva do verbo assumir. Ex: verbo "aceitar" - substantivo "aceitação".
Como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o substantivo assunção tem o significado “acto ou efeito de assumir” (ex.: a assunção das dívidas foi feita pela empresa; a assunção das funções de director iniciou-se recentemente).
pub

Palavra do dia

ter·sol ter·sol


(terso + -ol)
nome masculino

[Liturgia católica]   [Liturgia católica]  Toalha de altar usada para o sacerdote enxugar as mãos. = MANUTÉRGIO

Plural: tersóis.Plural: tersóis.
Confrontar: terçol.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/portou [consultado em 21-09-2021]