Significado de poeta-se-mo

    A forma poeta-se-mopode ser [masculino singular de poetapoeta], [segunda pessoa singular do imperativo de poetarpoetar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de poetarpoetar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    poetapoeta
    |é| |é|
    ( po·e·ta

    po·e·ta

    )

    adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

    1. Que ou aquele que faz versos.

    2. Que ou quem é idealista.

    etimologiaOrigem:latim poeta, -ae.
    vistoFeminino: poetisa.
    iconFeminino: poetisa.

    Secção de palavras relacionadas

    grupo do dicionárioColectivo:Coletivo:Coletivo:parnaso, poetismo.
    poetarpoetar
    ( po·e·tar

    po·e·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Cantar em verso.

    verbo intransitivo

    2. Fazer poesias.

    etimologiaOrigem:poeta + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "poeta-se-mo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    dantesco | adj.

    Relativo a Dante Alighieri (1265-1321), poeta italiano, ou à sua obra....


    filintino | adj.

    Relativo a Filinto Elísio (1734-1819), poeta português, à sua obra ou ao seu estilo....


    gongórico | adj.

    Relativo a Luís de Gôngora ou Luis de Góngora y Argote (1561-1627), poeta espanhol....


    ovidiano | adj.

    Relativo ao poeta Ovídio ou aos seus versos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "poeta-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual o plural do nome Saúl.


      Para meu total espanto venho a verificar que termos ingleses como download, link, email, site estão incluídos no dicionário português da Priberam, como é que é possível que isto aconteça, quando estes termos têm logo tradução directa? Mas ainda mais inverosímil é como é que vão palavras inglesas para um dicionário português? Só porque alguns fazem o uso destes termos? Porque são usados num contexto informático?
      Bem, lá porque uns fazem uso destes termos na seu quotidiano, ou porque outros preferem não tradução estes termos em contextos informáticos, não quer por isso dizer que tenha que se ir logo a correr inclui-los no dicionário português! Eu nas traduções que faço tento ao máximo que tudo seja traduzido, até o termo hardware traduzo para material.
      Sabiam que os nossos vizinhos europeus fazem questão de traduzir tudo para as suas respectivas línguas? Sabem que os franceses até o termo *web* traduzem? Sabem que eles sim defendem a sua língua e gostam de ser quem são? Ao contrário de nós (alguns) que detestam ser portugueses e vão logo na primeira moda?!? Mas como é que isto pode ser possível num Portugal de hoje?!? Mais vale de uma vez por todas começarmos a falar inglês, não?!