Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

gongórico

gongóricogongórico | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

gon·gó·ri·co gon·gó·ri·co


([Luis de] Góngora [y Argote], antropónimo + -ico)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a Luís de Gôngora ou Luis de Góngora y Argote (1561-1627), poeta espanhol.

2. Relativo ao gongorismo.

3. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Que tem um estilo afectado ou rebuscado. = GONGORISTA

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...ter podido ouvir o tradutor, poeta e o músico presente porque um pesporrente e gongórico

Em insignificante

” (naquele linguajar que te é próprio, uma fusão de discurso coloquial e gongórico com atropelos à

Em O felino

Em analogia, faz lembrar aqueles que produzem um discurso gongórico ..

Em O felino

Atira-se ao gongórico , como se o gongórico fosse critério de enriquecimento do texto..

Em O felino

...veículo das suas ideias (o estilo), o que talvez agradasse aos amantes de algum gongórico , mas servia mal os verdadeiros amantes de ideias..

Em De Rerum Natura
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




Frequentemente recebo cartas de empresas e de instituições com as seguintes frases tipo Somos a solicitar a V. Exa... e Somos a informar que... Pretendia saber se existe algum fundamento ou sentido na utilização do verbo ser em vez do verbo vir nestas frases. Também desejava saber se é correcto ao terminar uma carta, antes da assinatura, usar atenciosamente em vez de atentamente.
Em alguns contextos, o verbo ser pode ser sinónimo do verbo estar, apesar de actualmente esse não ser um uso corrente do verbo. Essa relação de sinonímia está patente nas expressões somos a solicitar e somos a informar, usadas sobretudo em documentos formais, nos quais se mantém o uso de fórmulas fixas, que poderão parecer algo desadequadas no português corrente.
O advérbio atenciosamente é sinónimo de atentamente, pelo que poderá ser usado como fórmula de despedida em correspondência.

pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/gong%C3%B3rico [consultado em 24-09-2021]