Significado de pichasse-se-lhes

    A forma pichasse-se-lhespode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de picharpichar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de picharpichar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    picharpichar
    ( pi·char

    pi·char

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Aplicar piche ou pez a.

    2. Escrever ou rabiscar algo, frequentemente de teor político, em grandes superfícies, como fachadas de prédios, muros ou paredes.

    verbo transitivo e intransitivo

    3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Dizer mal de. = ESCARNECER, ESPINAFRAR, MALDIZER

    etimologiaOrigem:piche + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    pichado | adj.

    Que foi pintado ou desenhado; que sofreu pichação....


    piche | n. m.

    Espécie de alcatrão....


    picheira | n. f.

    Recipiente para conter e servir líquidos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "pichasse-se-lhes" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber em que situações se utiliza liberto e libertado.


      Na geografia, a disparidade de designação é tão grande que só confunde! Palavras portuguesas antigas como Barém parecem estar a ser substituídas pelo equivalente inglês Bahrein. Outras, como Qatar parecem de formação estranha por anteposição de um q a um a (não conheço mais nenhuma palavra assim formada ...). Já Kosovo escreve-se com k quando o natural seria com c. Ou não?! E como seria Kuwait? Ou Koweit? Há para todos os gostos... E, se Madrid está já consagrada entre nós sem e no final (Madrid), faz sentido escrever Bagdade (ou Bagdad)?