PT
BR
Pesquisar
Definições



picanços

A forma picançosé [masculino plural de picançopicanço].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
picanço1picanço1
( pi·can·ço

pi·can·ço

)


nome masculino

1. [Ornitologia] [Ornitologia] Denominação dada a várias aves passeriformes da família dos laniídeos, dos malaconotídeos e dos vangídeos.

2. [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] Engenho para tirar água dos poços. = CEGONHA

3. [Brasil] [Brasil] Sujeito que, apesar de esperto, cai em logro.

etimologiaOrigem etimológica:latim picus, -i, picanço, grifo + -anço.
picanço2picanço2
( pi·can·ço

pi·can·ço

)


nome masculino

[Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Acto ou efeito de picar, provocar ou desafiar alguém (ex.: os dois condutores andavam no picanço e provocaram um acidente).

etimologiaOrigem etimológica:picar + -anço.
picançospicanços

Auxiliares de tradução

Traduzir "picanços" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).




As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).