PT
BR
Pesquisar
Definições



letal

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
letalletal
( le·tal

le·tal

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo à morte.

2. Mortal (ex.: sono letal).

3. Lúgubre.

4. Fatídico.

5. [Genética] [Genética] Diz-se de um gene que, no estado homozigótico, provoca a morte mais ou menos precoce do portador.

6. [Medicina] [Medicina] Diz-se de qualquer causa que provoca a morte do feto antes do parto (ex.: factor letal).


dose letal

Dose de um produto tóxico em relação com o peso do corpo, que causa a morte do indivíduo.

vistoPlural: letais.
iconPlural: letais.

Auxiliares de tradução

Traduzir "letal" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.