PT
BR
Pesquisar
Definições



pianinhos

A forma pianinhosé [derivação masculino plural de pianopiano].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pianopiano
( pi·a·no

pi·a·no

)
Imagem

MúsicaMúsica

Instrumento musical composto de cordas que são percutidas por acção de um teclado.


nome masculino

1. [Música] [Música] Instrumento musical composto de cordas que são percutidas por acção de um teclado.Imagem

2. [Música] [Música] Pianista.

3. [Culinária] [Culinária] Carne entre as costelas do lombo do porco, que se serve juntamente com os ossos numa peça única. = TECLADO


advérbio

4. [Música] [Música] Suavemente, brandamente, moderando os sons.


piano de armário

[Música] [Música]  Piano com a armação e as cordas dispostas verticalmente.Imagem

piano de cauda

[Música] [Música]  Piano com a armação e as cordas dispostas horizontalmente.Imagem

piano de parede

[Música] [Música]  O mesmo que piano de armário.

piano horizontal

[Música] [Música]  O mesmo que piano de cauda.

piano preparado

[Música] [Música]  Piano no qual são colocados determinados objectos, geralmente nas cordas ou entre as cordas, para produzir efeitos sonoros.

piano vertical

[Música] [Música]  O mesmo que piano de armário.

etimologiaOrigem etimológica:italiano pianoforte.


Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.