PT
BR
Pesquisar
Definições



peteca

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
petecapeteca
|té| |té|
( pe·te·ca

pe·te·ca

)
Imagem

BrasilBrasil

Bola leve, geralmente de plástico ou de cortiça e revestida com penas ou material semelhante, jogada com raquetes.


nome feminino

1. [Brasil] [Brasil] Brinquedo feito com uma base arredondada, geralmente de couro, onde se encaixam penas, lançado ao ar com a palma das mãos.

2. [Brasil] [Brasil] Bola leve, geralmente de plástico ou de cortiça e revestida com penas ou material semelhante, jogada com raquetes.Imagem = VOLANTE

3. [Brasil, Figurado] [Brasil, Figurado] Pessoa ou coisa alvo de escárnio. = JOGUETE

4. [Brasil: Pará] [Brasil: Pará] [Jogos] [Jogos] Berlinde.


deixar a peteca cair

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Mostrar ou sentir receio ou insegurança. = HESITAR, VACILAR

etimologiaOrigem etimológica:tupi pe'teka.

petecapeteca

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.



Constantemente uso o dicionário on-line Priberam. Hoje tive uma dúvida a respeito da ortografia da palavra superestrutura. No dicionário Aurélio está escrito da forma anteriormente mencionada, no dicionário da Priberam está superstrutura. Gostaria então de através deste, fazer a seguinte pergunta: a ortografia e significado das palavras em Português de Portugal diferem do Português do Brasil?
Não se trata propriamente de uma variação ortográfica, pois não há, em nenhuma das duas normas, determinação ortográfica que impeça uma das duas formas. Trata-se, sim, de uma diferença entre a tradição lexicográfica portuguesa (onde a forma superstrutura é registada e a forma superestrutura mais rara - apesar de registada, por exemplo, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora) e a tradição lexicográfica brasileira (onde a forma superestrutura é registada e a forma superstrutura quase inexistente - apesar de registada, por exemplo, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras).