PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

verdelhão

papa | n. m.

Espécie de verdelhão....


verdilhão | n. m.

Ave passeriforme (Chloris chloris) conirrostra, da família dos fringilídeos, de plumagem esverdeada (no macho) ou acastanhada (na fêmea), com manchas amarelas nas asas e na cauda....


verdelhão | n. m.

Ave passeriforme (Chloris chloris) da família dos fringilídeos, de plumagem esverdeada (no macho) ou acastanhada (na fêmea), com manchas amarelas nas asas e na cauda....


verdizelo | n. m.

Ave passeriforme (Chloris chloris) conirrostra, da família dos fringilídeos, de plumagem esverdeada (no macho) ou acastanhada (na fêmea), com manchas amarelas nas asas e na cauda....


Ave passeriforme (Hippolais icterina) da família dos acrocefalídeos....


icteriídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos icteriídeos....


icterídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos icterídeos....


Ave passeriforme (Phyllastrephus icterinus) da família dos picnonotídeos....


ictéria | n. f.

Ave passeriforme (Icteria virens) da família dos icteriídeos....


Ave passeriforme (Phyllastrephus icterinus) da família dos picnonotídeos....



Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.

Ver todas