PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

reitoras

magnífico | adj.

Que causa imensa admiração pelas suas qualidades ou atributos....


sub-reitor | n. m.

Funcionário de categoria imediatamente inferior à de reitor e que supre este....


pró-reitor | n. m.

Cargo imediatamente inferior ao de reitor, destinado a auxiliá-lo em áreas específicas....


pároco | n. m.

Sacerdote encarregado da direcção espiritual de uma paróquia....


vice-reitor | n. m.

Aquele que faz as vezes de reitor....


prelado | n. m.

Título dos altos dignitários da Igreja....


reitoria | n. f.

Cargo ou dignidade de reitor....


ex-reitor | n. m.

Pessoa que já desempenhou o cargo de reitor....


reitor | n. m. | adj.

Que rege ou guia determinado comportamento ou acção (ex.: critérios reitores; órgão reitor; políticas reitoras; princípio reitor)....


De modo temporário ou provisório (ex.: presidente pro tempore; reitor pro tempore)....


reitoral | adj. 2 g.

Relativo a reitor (ex.: despacho reitoral, equipa reitoral)....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o plural de pneumotórax: pneumotóraxes ou pneumotóraces?
A palavra pneumotórax é considerada uma palavra de dois números ou invariável, isto é, o seu plural deverá ser igual ao singular.

Segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 180), as palavras paroxítonas ou graves (palavras cujo acento de intensidade recai na penúltima sílaba) terminadas em -x (ex.: clímax, córtex, tórax) são invariáveis em número, seguindo a mesma regra das palavras paroxítonas terminadas em -s (ex.: lápis, oásis). Sendo assim, a sua forma mantém-se inalterada quer estejam no singular (ex.: córtex cerebral, um lápis, o pneumotórax) quer estejam no plural (ex.: córtex cerebrais, dois lápis, os pneumotórax).

Este não é, no entanto, um assunto consensual, havendo dicionários (nomeadamente brasileiros) que registam plural para palavras graves terminadas em -x. O Dicionário Houaiss, por exemplo, na sua edição portuguesa (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) regista córtex e pneumotórax como substantivos invariáveis, enquanto na edição brasileira (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001) regista os plurais córtices e pneumotóraces.

Adenda de 15-09-2010: Esta flutuação, principalmente em dicionários e vocabulários brasileiros, parece ser menor a partir da última edição do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (5.ª edição, 2009), uma vez que os dicionários brasileiros com edições posteriores registam grande parte destas palavras como substantivos invariáveis, seguindo a opção da Academia Brasileira de Letras (veja-se a edição do Dicionário Houaiss de 2009, por exemplo).




Se a palavra maldade se refere à qualidade do que é mau, porque se escreve com l e não com u?
Maldade escreve-se com l porque tem origem na palavra latina malitas, -atis. Mau provém do latim malus através de um processo de síncope (no caso, queda do l intervocálico).

Ver todas