PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

poluentíssimas

chorume | n. m.

Gordura da carne de um animal....


Ramo da toxicologia que estuda o efeito dos poluentes e dos químicos sobre o meio ambiente....


poluente | adj. 2 g. n. m.

Diz-se de ou um produto, um agente responsável por uma poluição....


maré | n. f.

Aumento periódico do volume das águas do oceano....


hidrogénio | n. m.

Elemento químico (símbolo: H), de número atómico 1, gasoso, que entra na formação da água....


poluitivo | adj.

Que polui ou contribui para a poluição (ex.: poder poluitivo)....


valor-limite | n. m.

Valor máximo permitido ou recomendado para algo (ex.: foram excedidos os valores-limite de concentração de poluentes; se ultrapassar o valor-limite passa para o escalão seguinte do imposto)....



Dúvidas linguísticas



Havermos: usa-se hífen entre o r e o m ou escreve-se tudo junto?
As flexões do infinitivo pessoal ou do futuro do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) não se grafam com hífen (ex.: darmos, fazermos, partirmos, havermos).



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).

Ver todas