PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

ornitólogo

ornitógalo | n. m.

Designação dada a várias plantas herbáceas, bulbáceas, do género Ornithogalum, da família das liliáceas, com flores brancas, amareladas ou alaranjadas....


ornitólogo | adj. n. m.

Que ou quem é versado ou especialista em ornitologia, no estudo das aves....


ornitologista | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou quem é versado ou especialista em ornitologia, no estudo das aves....


zeledoniídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos zeledoniídeos....


zeledonia | n. f.

Ave passeriforme (Zeledonia coronata) da família dos zeledoniídeos, endémicas das florestas da Costa Rica e do Panamá....


Ave (Trogon bairdii) da família dos trogonídeos....


Ave apodiforme (Calypte costae) da família dos troquilídeos....


Ave de rapina (Hieraaetus ayresii) da família dos accipitrídeos....


Ave passeriforme (Laniarius sublacteus) da família dos malaconotídeos....


Ave passeriforme (Malimbus cassini) da família dos ploceídeos....


Ave de rapina (Aquila fasciata) da família dos accipitrídeos....




Dúvidas linguísticas



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).




É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).

Ver todas