PT
BR
    Definições



    tentilhão-de-wilkins

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    tentilhão-de-wilkinstentilhão-de-wilkins
    ( ten·ti·lhão·-de·-wil·kins

    ten·ti·lhão·-de·-wil·kins

    )


    nome masculino

    [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Nesospiza wilkinsi) da família dos traupídeos. = CANÁRIO-GRANDE-DA-NIGHTINGALE

    etimologiaOrigem:tentilhão + de + [George Hubert] Wilkins, antropónimo [explorador e ornitólogo australiano, 1888-1958].

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de tentilhão-de-wilkins

    Esta palavra no dicionário



    Dúvidas linguísticas


    Consultei o verbo ungir no Dicionário Priberam e o mesmo está conjugado como se fosse verbo irregular, mas o referido verbo eu aprendi como verbo defectivo que não se conjuga na primeira pessoa do presente do indicativo. Houve alguma mudança nesse sentido? Aguardo.


    Relativamente à resposta 3416 ("plural de pixel/píxel") há uma questão que não está a ser respeitada e é importante. Pixel é uma unidade e, cientificamente falando, unidades não têm plural por isso não deveria ser nem pixels nem píxeis, mas Pixel. É comum usar plural em unidades comuns como o metro, mas não quer dizer que esteja correcto, afinal também é comum dizer a grama em vez de o grama. Se aprendemos a dizer 10Newton, 20Hertz, 40Tesla, porque não podemos aprender 10 metro ou 20 Pixel?