PT
BR
Pesquisar
Definições



ornitógalo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ornitógaloornitógalo
( or·ni·tó·ga·lo

or·ni·tó·ga·lo

)
Imagem

BotânicaBotânica

Designação dada a várias plantas herbáceas, bulbáceas, do género Ornithogalum, da família das liliáceas, com flores brancas, amareladas ou alaranjadas.


nome masculino

[Botânica] [Botânica] Designação dada a várias plantas herbáceas, bulbáceas, do género Ornithogalum, da família das liliáceas, com flores brancas, amareladas ou alaranjadas.Imagem

etimologiaOrigem etimológica:latim ornithogale, -es, do grego ornithógalon, -ou.
Confrontar: ornitólogo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Gostaria de saber qual a associação correcta de artigos à palavra "afia" e a justificação para tal. Será "o afia" ou "a afia"?
A palavra afia, redução do nome masculino afia-lápis e sinónimo de apara-lápis, apenas se encontra registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, estando classificada como substantivo masculino (ex: o afia tem as lâminas gastas). No entanto, pesquisas em corpora e motores de pesquisa da Internet permitem verificar que esta palavra é considerada por alguns falantes como substantivo feminino (ex.: queria comprar uma afia de plástico), o que pode ser explicado por uma regularização feita por analogia com as restantes palavras graves terminadas em -ia (ex.: academia, energia, geografia, monarquia, olaria), que são geralmente femininas.