PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

interromperemos

bonda | interj.

Expressão usada para interromper ou mandar parar uma acção ou para fazer calar....


empatado | adj.

Em que houve empate....


Cortado a intervalos; interrompido; entremeado....


Diz-se do sistema de ensino em que o professor interrompe a prelecção para interrogar o estudante....


interciso | adj.

Cortado pelo meio, dividido, interrompido....


interrupto | adj.

Interrompido, descontinuado, suspenso....


perene | adj. 2 g.

Que dura para sempre....


permeio | adv.

Usado na locução adverbial de permeio....


suspenso | adj.

Pendurado; pendente....


vonda | adv. | interj.

Muito....


basta | interj.

Expressão usada para interromper ou mostrar intenção de parar uma acção ou para fazer calar....


apneico | adj.

Relativo a apneia (ex.: respiração interrompida por pausas apneicas)....


Que interrompe ou causa interrupção....


Expressão coreográfica com que se mandam voltar aos seus lugares os pares que na contradança terminam ou interromperam uma figura....


Diz-se do sistema de ensino em que o professor interrompe a prelecção para interrogar o estudante....


Que se interrompeu ou que sofreu interrupção....


Relativo a anabiose (ex.: estado anabiótico)....



Dúvidas linguísticas



Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.
No português de Portugal é aceite a dupla conjugação do verbo negociar nas formas do presente do indicativo (negocio/negoceio, negocias/negoceias, negocia/negoceia, negociam/negoceiam), do presente do conjuntivo (negocie/negoceie, negocies/negoceies, negocie/negoceie, negociem/negoceiem) e do imperativo (negocia/negoceia, negocie/negoceie, negociem/negoceiem), ao contrário do português do Brasil, que apenas permite a conjugação com a vogal temática -i- e não com o ditongo -ei- (negocio, negocias, etc.).

A mesma diferença de conjugação entre as duas normas do português (europeia e brasileira) apresentam os verbos derivados de negociar (desnegociar, renegociar), bem como os verbos agenciar, cadenciar, comerciar, diligenciar, licenciar, obsequiar e premiar.




Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.


Ver todas