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fiariam

atido | adj.

Que se atém....


enfiado | adj.

Que tem um fio passado por um orifício....


estaminal | adj. 2 g.

Relativo a estames....


Formado pela transformação dos estames....


fiável | adj. 2 g.

Susceptível de ser fiado (ex.: fibras fiáveis)....


filiforme | adj. 2 g.

Delgado como um fio (ex.: pena filiforme)....


isódomo | adj.

Cujas fiadas (de cantaria) são regulares e iguais....


micronemo | adj.

Que tem tentáculos muito pequenos....


rafado | adj.

Que se rafou....


unifilar | adj. 2 g.

Que tem apenas um fio....


escorrente | adj. 2 g.

Que corre pouco a pouco, em fio ou em gotas; que escorre (ex.: águas escorrentes; líquido escorrente)....




Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).




As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.

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