PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

cronologia

Que não condiz com a cronologia....


Da cronologia, segundo a cronologia....


Ramo da geologia que estuda a idade das rochas....


cronologia | n. f.

Ciência ou tratado da divisão dos tempos memoráveis, e determinação por ordem das datas dos factos que a cada uma competem....


Medição cronológica baseada nos anéis dos troncos das árvores....


timing | n. m.

Cronologia pormenorizada de um processo qualquer....


metacronismo | n. m.

Erro de cronologia que consiste em situar um acontecimento na época posterior àquela em que ele ocorreu....


paracronismo | n. m.

Erro de cronologia que consiste em situar um acontecimento na época posterior àquela em que ele ocorreu (ex.: Virgílio fez, por paracronismo, Eneias contemporâneo de Dido)....



Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).


Ver todas