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concluía

aviado | adj.

Posto a caminho, preparado para viagem....


concludente | adj. 2 g.

Que conclui ou leva a uma conclusão....


donde | contr.

Usa-se para indicar origem, proveniência (ex.: ouvíamos o cantar do galo, vindo não sabemos bem donde; donde era o vinho?)....


dixi | interj.

Fórmula com que se dá por concluído um discurso, um arrazoado, etc....


Por meio de uma pessoa que procede por outra (ex.: concluir um negócio interposita persona)....


concluído | adj.

Que se concluiu ou terminou....


encénia | n. f.

Festa que os judeus e os gregos celebravam quando se inaugurava um templo, se concluía um edifício notável, se iniciava uma grande empresa, etc....


Curso ou actividade de especialização ou de investigação realizado depois de concluído um doutoramento....


adiafa | n. f.

Refeição dada aos trabalhadores depois de concluída a vindima....


amputado | adj. | n. m.

Que se amputou ou que sofreu amputação....


Estudante que se acha prestes a concluir o curso de professorado....


tempero | n. m.

Sal ou qualquer outra substância que se usa para condimentar a comida....


chuto | n. m.

Pontapé ou impulso forte com o pé na bola (ex.: concluiu a jogada com um chuto potente, sem hipóteses para o guarda-redes)....



Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).

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