PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

banquete

Hino nacional inglês (ex.: no princípio do banquete, a banda tocou o God save the queen)....


Que é muito grande em tamanho, diversidade, quantidade ou extensão (ex.: fome gargantuesca; banquete gargantuesco; Estado gargantuesco)....


banquete | n. m.

Grande jantar de aparato....


diafa | n. f.

O mesmo que adiafa....


repasto | n. m.

Banquete; qualquer refeição, ágape....


simpósio | n. m.

Na antiga Grécia, segunda parte de um banquete ou festim, durante a qual os convivas bebiam, entregando-se a diversos jogos....


xénio | n. m.

Presente ou conjunto de presentes que se distribuíam após os banquetes, na Grécia antiga....


adiafa | n. f.

Refeição dada aos trabalhadores depois de concluída a vindima....


invitador | n. m.

Servo que entre os romanos distribuía os convites para os banquetes....


xénia | n. f.

Presente ou conjunto de presentes que se distribuíam após os banquetes, na Grécia antiga....


boda | n. f.

Festa de casamento (a sua celebração e banquete)....


torna-boda | n. f.

Segundo banquete de boda que oferece um dos pais dos noivos....


vidrecome | n. m.

Copo grande de que os alemães se servem nos grandes banquetes....


tricliniarca | n. 2 g.

Chefe de mesa dos triclínios ou de banquete, entre os romanos....


bambochata | n. f.

Pintura representativa de cenas burlescas ou de banquetes populares....


consoada | n. f.

Banquete ou refeição festiva na noite de Natal....


conviva | n. 2 g.

Pessoa que assiste a um banquete....




Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?
Das três hipóteses apresentadas, a forma correcta é Bielorrússia, pois as consoantes duplas -rr- e -ss- são, em contexto intervocálico, a grafia que se adequa à pronúncia Bielo[R]ú[s]ia.

Relativamente a este topónimo, ou ao seu gentílico (bielorrusso, como poderá verificar no Dicionário Priberam), pode eventualmente colocar-se ainda o problema da divergência na grafia entre a norma portuguesa e a norma brasileira do português, uma vez que a tradição lexicográfica registava formas diferentes: Bielorrússia e bielorrusso na norma portuguesa e Bielo-Rússia e bielo-russo na norma brasileira até à publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, em 2009. Saliente-se que esta foi uma opção da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico e 1990, que é omisso nesta matéria.

Adicionalmente, deve referir-se que nos meios de comunicação brasileiros é maioritário o uso do topónimo Belarus, em vez de Bielorrússia, ainda que seja maioritário o uso do gentílico bielorrusso, em detrimento do gentílico belarusso (registado apenas no Dicionário Houaiss).


Ver todas