PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

alieno

inalienável | adj. 2 g.

Que não pode ser alienado ou transmitido a outrem....


alheio | adj. | n. m. | n. m. pl.

Que é de outro....


alienação | n. f.

Acto ou efeito de alienar ou de se alienar....


alienista | adj. 2 g. | n. 2 g.

Relativo a alienismo ou ao tratamento de alienados....


laudémio | n. m.

Pensão paga pelo enfiteuta ao senhorio directo quando aliena o prédio....


Acto ou efeito de desalienar ou de se desalienar....


alienamento | n. m.

Acto ou efeito de alienar ou de se alienar....


logo | adv. | conj. | n. m.

Dentro de pouco tempo; sem demora....


nostomania | n. f.

Espécie de alienação mental produzida pela nostalgia ou pelo afastamento da pátria ou da terra natal....



Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.


Ver todas