PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

-grado

Que caminha de lado (ex.: animal laterígrado)....


Que se move ou anda em linha recta....


Que caminha dando saltos (ex.: animal saltígrado)....


grado | n. m.

Unidade de medida de um ângulo plano que corresponde à centésima parte de um ângulo recto....


gravígrado | adj. | n. m. | n. m. pl.

Que tem o andar pesado....


digitígrado | adj. n. m.

Que ou o que anda sobre as pontas dos dedos, como o cão (ex.: animal digitígrado; o gato é um digitígrado)....


ungulígrado | adj. n. m.

Que ou o que anda apoiado na última falange dos dedos, geralmente protegida com casco, como os cavalos (ex.: animal ungulígrado; o veado é um ungulígrado)....


plantígrado | adj. n. m.

Que ou o que anda sobre as plantas dos pés, como o homem ou o urso (ex.: animal plantígrado; o canguru é um plantígrado)....


grado | adj.

Grande ou bem desenvolvido (ex.: batatas gradas)....


-grado | elem. de comp.

Elemento átono que exprime a noção de passo ou andamento (ex.: lentígrado; saltígrado; ungulígrado)....


grado | n. m.

Contra vontade; sem gosto. (Confrontar: mal-grado.)...



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.




A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).


Ver todas