Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

perpetrar

perpetrarperpetrar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

per·pe·trar per·pe·trar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

Praticar, cometer (crime, delito e, em geral, qualquer acção condenável).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "perpetrar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Quão perigosa seria uma bomba para um avião comercial? Muitos aviões comerciais foram atacados antes? Esta pergunta é particularmente apropriada na esteira de 10 de agosto de 2006, quando vários suspeitos de terrorismo foram presos por causa de uma conspiração para colocar explosivos a bordo de aviões comerciais. Esses…

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...na Joves sob suspeita de preparação para cometer um acto terrorista e treino para perpetrar o crime..

Em GLADIUS

taliban , aos incontáveis crimes que perpetrou no passado e previsivelmente se prepara para perpetrar no futuro, ao triste destino que está reservado às mulheres afegãs muito em particular...

Em Depois Falamos

...a prejudicar a colheita de provas e demais atos da instrução processual, assim como perpetrar atos análogos pelos quais foi denunciado, de forma que o seu retorno à Administração...

Em Caderno B

cercas es sano escaparse si no se comete la torpeza de perpetrar otra cerca, una secta nueva, como comúnmente se hace..

Em Rua das Pretas
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.

pub

Palavra do dia

ve·nec·to·mi·a ve·nec·to·mi·a


(latim vena, -ae, veia + -ectomia)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Ressecção ou remoção de uma veia ou de um segmento de veia. = FLEBECTOMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/perpetrar [consultado em 25-01-2022]