Significado de perdoa-se-ma

    A forma perdoa-se-mapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de perdoarperdoar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de perdoarperdoar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    perdoarperdoar
    ( per·do·ar

    per·do·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Conceder perdão, absolver da pena. = ABSOLVER, AMNISTIAR, DESCULPAR, INDULTAR ≠ CONDENAR, CULPAR, PUNIR

    2. Isentar de dívida.

    3. Aceitar, suportar, tolerar.

    4. Poupar.

    etimologiaOrigem:latim medieval perdonare.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "perdoa-se-ma" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    ignoscente | adj. 2 g.

    Que perdoa; indulgente....


    absolto | adj.

    Que foi absolvido ou perdoado....


    Não devemos acusar os mortos porque eles não se podem defender....


    amnistia | n. f.

    Ato do poder legislativo que perdoa um facto punível, suspende as perseguições e anula as condenações....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "perdoa-se-ma" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      A palavra fim de semana, aparece em todo o lado escrita com hífen, inclusive no vosso dicionário. Contudo, quando estudei a língua portuguesa nas cadeiras da faculdade, foi-nos dado como referência um manual que nos serviu como a Bíblia da Língua Portuguesa: a Nova Gramática do Português Contemporâneo. Esta gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra afirma na página 107 que a palavra fim de semana é um exemplo de quando os elementos justapostos conservam a sua "autonomia gráfica", tais como Idade Média e pai de família. Assim sendo, gostaria que me informassem se é correcto a utilização das duas formas, ou se a Nova Gramática já está desactualizada.